domingo, janeiro 08, 2006

Pride and Prejudice! O primeiro filme e o primeiro livro ...





Acabei hoje de ler este livro cuja primeira edicao saiu em 1813. Mas o meu conhecimento desta histo'ria comecou ainda em Oeiras quando vimos a apresentacao do filme (versao 2005) no cinema. Estavamos com a Claudia e com o Hugo. C disse: - nao vou ver este filme. Mr. Darcy e' o Colin Firth nas se'ries da BBC (versao 1995) - e eu senti-me uma completa ignorante pois nunca tinha ouvido falar de nenhum Mr.Darcy em toda a minha vida! - Acaba'mos por ver a versao de 2005 em Londres, no fim-de-semana em que o Nuno se mudou para la' (para primeiro filme em Ingles, sem legendas, confesso ja que os primeiros 20m foram complicados!). Ja aqui em Dublin descobri na Biblioteca as "famosas" se'ries da BBC e vi (a minha amiga Pat acompanhou-me nalguns dos episodios ...). Realmente ... Mr.Darcy e' o Colin Firth, sem du'vida! ... enfim, ... e tambem trouxe o livro para me aventurar nas leituras em ingles (nesta altura do campeonato ja sabia a historia de cor!). Hoje acabei de ler o livro, e descobri que ha' uma outra versao desde romance da Jane Austen ... chama-se "Bride and Prejudice" e' de 2004 e a familia Bennet e' Indiana e o Mr.Darcy um americano que e dono de uma serie de hoteis em LA ... fiquei em estado de choque! Como e possivel estragarem tao bela historia, hum?

Sem comentários: