sexta-feira, outubro 20, 2006

Portugal Vale a Pena



"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.

E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.

E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar.

E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.

Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.

Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência.

Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.

Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial.

Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis.

E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal. Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.


Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services.

E, obviamente, Portugal Telecom Inovação.

Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo. E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.

É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal.

Daquele que não acompanhou o progresso.

Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito.

De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha.

E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito. Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?"


Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso

in Revista Exportar 2006

sábado, outubro 14, 2006

Mais uma visita da Mamy e de sua Mamy












Foram 5 dias muito engracados. Apesar de estar cheia de trabalho e de nao lhes poder dar muita atencao, la conseguimos passear no Domingo - fomos a Malahide - e na segunda e terca foram numa excursao Sarita ate Galway. Nos restantes dias ... ja se sabe, penneys, penneys, penneys e mais penneys ... umas troquitas e tal, nao fossem compras a Laura!



quarta-feira, outubro 11, 2006

Eu sou trabalhadora!!!



E aqui está a prova!

Por isso podemos participar na OPV da Galp Energia na tranche reservada para empregados!

Com 300 acções AINDA não posso votar, mas é um bom começo!

Cliquem aqui, Se quiserem mais informações sobre a operação da privatização de 25% do capital da Galp Energia.

O nosso amigo Bernardo!

Pois é ... nós estamos emigrados, mas as notícias chegam cá todas!!! E vocês? Já viram o nosso amigo Bernardo nos cartazes da Renault???

quarta-feira, outubro 04, 2006

Finalmente!

Caros amigos,
Principalmente aqueles ligados ao Marketing e à Galp (Cristina Baeta - agora na Vodafone!, Patrícia Correia), que tanto me perguntaram: Mas porque é que usas o logo antigo da Petrogal na tua assinatura? Mas o logo da PTL é esse? Mas ... mas ... essas perguntas vão acabar! Porque o logotipo da PTL foi finalmente alterado!!! Vejam que lindinho ...

terça-feira, outubro 03, 2006

Mais um prato delicioso ...

"Chicken, aspargus and ratatouille pancake stack" é o nome deste prato fantástico feito pelo chef em mais um dia de folga. Claro que todas estas maravilhas culinárias têm as suas implicações negativas na balança, certo? O que vale é que já inventaram o rebounding!!!

Já descobriram o Rebounding?

Algumas pessoas (e a NASA!) acham que este é o melhor exercício de sempre! Eu nunca pensei que fosse experimentar qualquer coisa nova nos ginásios de cá, mas agora que abriu um ginásio novo aqui na zona chique de Dublin (Ballsbrige, o Restelo cá do sítio!) vieram cheios de novidades ...
... acabei de fazer uma aula de Rebounding! E é o máximo!
"É divertido, é fácil e seguro para quase toda a gente e de qualquer idade ... segundo a NASA: é o exercício mais eficiente até agora descoberto pelo homem. E ainda por cima pode-se praticar em casa, enquanto se vê TV! o que é? Rebounding!" - Ok, Isto é mesmo à Americana, podes fazer exercício em frente à TV com o comando numa mão e as batatas fritas na outra!

Put simply – bouncing on a mini trampoline. Unlike regular trampolining, the aim isn’t to bounce high or perform gymnastic tricks, but to perform a series of small, controlled movements.

Benefits of Rebounding
A zero-impact exercise, rebounding provides many benefits for you and your body:
Improves circulation
Increases the capacity of heart and lungs
Lowers cholesterol leve ls
Improves co-ordination and balance
Reduces stress and tension
Improves muscle tone (particularly legs, thighs, hips, abdomen and arms)
Increases energy and vitality
Boosts the lymphatic and immune system
Fits in with your lifestyle
AND IS GREAT FUN!

Plus, unlike many other aerobic activities, rebounding places no strain on the joints of your body.

Dia 11 de Junho - Nasceu o Francisco!

O meu primo Francisco já fez 3 meses! Mas como ele nasceu muito mais cedo do que devia (estava com muita pressa, malandro!) não o deixaram ir para casa senão agora! E como ainda tem as visitas condicionadas (ele é um rapaz importante, o que é que pensam?!) Aqui ficam umas fotos do Sr. Francisco para quem ainda não o foi visitar ... e fica também um recado: come a papa toda que os papás te dão para poderes crescer muito e começar a passear na rua antes que chegue o inverno ... brrr ... que frio!